Instrumentação é definida como “a ciência que estuda, desenvolve e aplica instrumentos de medição e controle de processos”.
Para controlar a higiene de um processo industrial (independentemente de qual seja o produto fabricado ou a sua área de atuação) é necessária a medição e o controle de uma série de variáveis físicas e químicas; para isso, a instrumentação é utilizada. Em Segurança do Trabalho é utilizada na elaboração em programas organizacionais de segurança do trabalho, como o PPRA ,e na elaboração de Laudos Técnicos conclusivos, como o LTCA
Higiene industrial é o conjunto de procedimentos destinados a controlar os fatores ambientais que possam afetar a saúde em contexto laboral. Entende-se por saúde o completo bem-estar físico, mental e social.A higiene industrial, por conseguinte, deve identificar, avaliar e, se for necessário, eliminar os agentes biológicos, físicos e químicos que se encontram dentro de uma empresa ou indústria e que possam provocar doenças aos trabalhadores.Esta questão é particularmente importante naqueles setores produtivos que implicam a manipulação de contaminantes. Por exemplo: uma empresa dedicada à tintura de calças deve tomar precauções especiais com os químicos que utiliza nos seus processos quotidianos. Os trabalhadores, por outro lado, devem contar com a protecção adequada na roupa que usam.As empresas devem tirar amostras e fazer medições periódicas para verificar o nível dos agentes contaminantes no ambiente. Requer, por conseguinte, os serviços de um laboratório capaz de avaliar os resultados obtidos para garantir que o meio industrial não seja prejudicial à saúde.No sentido mais amplo , a higiene industrial também compreende o estudo dos níveis sonoros ou da iluminação , dos edificios entre outras questões .A exposição de sons muinto intenso ou a falta de luminosidade para trabalhar, podem afetar a audição e a vista do trabalhador, a saúde por conseguinte também depende destes fatores.

Nenhum comentário:
Postar um comentário