Nesta postagem queremos chamar a atenção de todos os estudantes e profissionais da área de Segurança do Trabalho, como agentes multiplicadores, para a importância da divulgação dos cuidados básicos com as crianças no ambiente do seu lar, e nas escolas
Segurança é um assunto de preocupação nacional. O ser humano, atualmente, se preocupa com a segurança o tempo todo. Levar os filhos para escola, sair para jantar, ir ao cinema, sempre que nos encontramos em ocasiões que nos levam para fora de casa acabamos nos deparando com esta preocupação. Mas, e dentro de casa? Por que nunca nos preocupamos com a segurança quando estamos cobertos pelo conforto de nosso lar? Acidentes domésticos são mais frequentes do que imaginamos e podem causar os mesmo prejuízos físicos ao ser humano como os de um acidente de carro por exemplo. No Brasil, cerca de 90% dos acidentes domésticos poderiam ser evitados. As principais vítimas são crianças de 0 a 5 anos e idosos. A grande vilã dessa história é a negligência dos adultos causada, na maioria das vezes, pelo menosprezo do perigo.
Um prato com comida quente deixado sobre a mesa, por exemplo, é perfeito para causar queimaduras de primeiro grau em uma criança, que facilmente alcança a toalha e pode puxá-la derrubando sobre si o prato. Um brinquedo jogado no meio do corredor ou um pouco de água que caiu no chão podem derrubar um idoso e causar fraturas graves. Assim como o esmalte ou a acetona deixados sobre a pia do banheiro podem intoxicar uma criança.
Por isso, toda a atenção é necessária, ainda mais se em sua casa moram crianças e idosos. Para se ter uma ideia, morrem no Brasil todo ano 5 mil crianças entre 0 e 5 anos de acidentes domésticos e cerca de 137 mil são feridas. Esta estatística do Ministério da Saúde deveria assustar mais os adultos para lembrá-los de que todo cuidado é pouco e não só com as crianças, mas com eles mesmos.
Panelas pegando fogo são um dos principais causadores de queimaduras graves em adultos, e em muitos casos as cicatrizes podem ser irreversíveis, podendo, inclusive, causar deformações na pele. Quanto às panelas, fica uma dica: Ao ver uma panela pegando fogo, não tente apagar o fogo jogando água.
Primeiro desligue o fogo, vá até a pia e molhe um pano. Depois, torça este pano para tirar o excesso de água e em seguida o coloque sobre a panela. O fogo vai cessar imediatamente.
Cuidados com a segurança doméstica são fáceis e não custam quase nada, requerem apenas muita atenção. É preciso criar o hábito de prestar atenção em sua rotina caseira e se perguntar sempre: Será que isso pode me trazer algum perigo? Precaução é a palavra chave. Todos sabemos desde pequeno que prevenir é melhor que remediar. .colaboração: Artenge Engenharia ( fonte de pesquisa )

Nenhum comentário:
Postar um comentário